Aqui vai a segunda
parte da série sobre os consoles da Nintendo. Se você não leu a
primeira parte, clique aqui.
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- 1993
Era nada
mais, nada menos que um Nintendinho 8-bits (lançado um tempo depois
da primeira versão), ainda que tivesse o controle semelhante ao do
Super Nintendo (controles, esses, que ganharam o apelido de dog
bone – osso de cachorro, vide
a imagem acima). Muito parecido com o Famicon AV.
Virtual
Boy - 1995
Adaptado
para ser usado por destros e canhotos, causador de tonturas, enjoos e
dor no pescoço naqueles que jogassem por horas seguidas, foi o
primeiro portátil de 32 bits e 3D da história. Mesmo com as
inovações, foi um desastre nas vendas.
Nintendo
64 - 1996 (Aê! Meu querido!!!)
Lançado
às pressas, contava com apenas três jogos (Super Mario 64, Wave
Racer 64 e Pilot Wings 64); foi o último dos consoles que usava
cartuchos de memória ROM (os concorrentes já usavam CD-ROM).
Game
Boy Pocket - 1996
Como o
nome já sugere, era menor que o Game Boy (em cerca de 30%), e tinha,
ao invés da tela monocromática meio esverdeada do seu “ancestral”,
uma tela monocromática cinza; com isso, obtinha melhor definição.
Funcionava com 2 pilhas AAA.
SNES
Baby - 1997
Tratava-se
de uma nova versão do Super Nintendo; compacta, rodava todos os
jogos da versão anterior. A diferença que pesava era o valor: o
novo console saía pela quantia de US$ 99,00, uma boa saída para
quem não podia pagar os US$ 250,00 do Nintendo 64.
Game
Boy Light - 1997
O grande
destaque era a iluminação da tela, que possibilitava jogar no
escuro (uma inovação em termos de Game Boy); era um pouquinho menor
que o Game Boy Pocket. Usava pilhas AA, o legal é que aceitava
todos os jogos do Game Boy e do Game Boy Pocket.
Game
Boy Color - 1998
Tela
colorida; era uma LCD com consumo de energia reduzido, gerava até 52
cores e com capacidade de processamento duplicado. Claro que essas
aplicações maravilhosas melhoraram bastante a adaptação da parte
dos gráficos em relação aos jogos anteriores. Também reproduzia
os demais jogos da “família” dos Game Boys.
Game
Boy Advance - 2001 (Coisa linda! Só me lembra Pokémon Green. E me dá uma
tristeza, porque eu também lembro que minha ROM fica travando e
faltavam só duas insígnias... Meu Haunter quase no nível 50, meu Blastoise beirando o 60, e eu consegui capturar um Pikachu na floresta de Viridian...)
Criado
com o uso de duas CPUs, tela de 2.9'', resolução de 240x160 px,
paleta de 32.000 cores, contou com a adição dos botões L e R,
rodava com duas pilhas AA, permitia conexão com até quatro
jogadores, e ainda era compatível com os demais jogos anteriores de
Game Boy e Game Boy Color (ufa!).
Game
Cube - 2001
Veio como substituto do Nintendo 64. Usava um mini-DVD (para tentar barrar a
pirataria); tinha entrada para quatro controles. Só não foi muito
bem sucedido pois tinha um precinho salgado se comparado com o PS2, e
o negócio do mini-DVD dificultava muito a pirataria (putz...).
Game
Boy Advance SP - 2003
Pesava
inacreditáveis 142 gramas e sua bateria durava até 10 horas. Tinha
um visual novo (em formato de concha – a tela ficava dobrada sobre
os botões), e, dependentemente da versão, era possível girar a
tela em 180º. Compatível com os jogos do Game Boy e do Game Boy
Color.
Novamente,
dentro de alguns dias volto com a terceira (e última) parte dos
consoles da Nintendo. Não deixe de acompanhar!
Aeeeeeeeeeeeeeee! Adorei!!!
ResponderExcluirAcredito que na próxima já vai ter o DS Lite, Wii e 3DS! *-*
Que bom que gostou!
ExcluirEles estarão presentes sim, assim como o Game Boy Micro, o Wii Mini e mais alguns outros.