Feliz Dia Nacional do livro!

Nem me recordava ao certo da data de tal comemoração; um amigo meu lembrou-me. Aqui vai um pequeno resumo falando um pouco sobre a data (e, motivada por isso, após terminar os posts sobre o Halloween, falarei um pouco sobre livros que já li - alguns há um bom tempo).

A comemoração é dada em 29 de outubro, pois foi uma homenagem a fundação da Biblioteca Nacional em 1810. Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc. Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna. 
O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.

Fonte do texto (com adaptações): Brasil Escola, Smart Kids.

Que tal celebrar o dia fazendo uma leitura, ainda que breve? Não nos custa muito, e o hábito da leitura nos amplia o conhecimento, seja de fatos históricos ou até mesmo corriqueiros. Ler é uma viagem.


4 comentários:

  1. Olá Lim, eu vi que você comentou em meu blog, estou retornando seu comentário :3

    Realmente adoraria uma parceira com seu blog, o problema é que como eu comecei com o Nerd Of Mhytos recentemente, eu ainda não tenho banners para ele, e nem um sistema de parceria concreto ainda Ç_Ç

    Mas se mesmo assim vc quiser a parceria, isso é, não precisar de um banner necessáriamente meu, ficaria feliz :P

    Thank you for comment in my blog, your blog this is Pretty *u* Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micky!
      Não precisa de um banner, não se preocupe!
      Curti bastante o conteúdo do Nerd Of Mythos, e fico muito feliz que tenhas aceito a parceria!
      Obrigada também por seguir e comentar!

      Excluir