Happy birthday, Kathleen Hanna!


Yey! Hoje é o aniversário dessa linda! E como não podia deixar de lado essa data, aqui vai um post sobre nossa eterna rebel girl.


Kathleen Hanna é mais conhecida por ter sido vocalista da banda punk Bikini Kill entre 1990 e 1997, e mais tarde ter liderado a banda Le Tigre nos anos 2000. Em 1998, lançou um álbum solo usando o pseudônimo Julie Ruin.
Hanna começou a interessar-se em feminismo aos 9 anos, quando sua mãe a levou para uma marcha em Washington, D.C. No fim dos anos 80, Hanna começou a estudar em Evergreen State College, em Olympia, Washington. Durante aquele tempo, ela começou a trabalhar como stripper para se manter financeiramente, enquanto estudava fotografia. Ao começar trabalhar com o colega de classe e fotógrafo Aaron Baush-Greene, ela montou uma exibição fotográfica que falava sobre sexismo e AIDS. No entanto, a administração da faculdade censurou as fotos antes de serem exibidas. Hanna então montou uma galeria de arte chamada Reko Muse ao lado de Heidi Arbogast e Tammy Rae Carland. As três formaram uma banda chamada Amy Carter.
Hanna também começou a fazer apresentações de spoken word que falavam sobre sexismo e violência contra a mulher - algo que ela começou a se interessar depois de ter trabalhado voluntariamente em uma organização contra violência doméstica. Eventualmente, Hanna abandonou spoken word para criar uma banda, após conversar com Kathy Acker: "Acker me perguntou por que escrever era importante pra mim, e eu disse: 'porque eu acho que nunca ninguém me ouviu e eu tenho muito a dizer', e ela disse: 'então por que você está fazendo spoken word? Ninguém vai nesses shows. Você tinha que montar uma banda'." Hanna então formou uma banda chamada Viva Knievel, que fez turnê nos Estados Unidos por dois meses antes de se separar. Ao retornar para Olympia, ela começou a colaborar com outra colega de classe, Tobi Vail, que escrevia zines, após ver uma apresentação da banda da mesma.


Kathleen, com o Bikini Kill, tornou-se reconhecida por sua consciência política, uma forte influência da ética DIY, e pela ênfase na colaboração e apoio local.
Hanna, que era amiga dos membros do Nirvana, namorou o baterista da banda, Dave Grohl, durante os anos 90. Em 1991, durante uma festa na casa de Kurt Cobain, que na época namorava Tobi Vail, Hanna pichou na parede do mesmo a frase "Kurt smells like teen spirit", que inspirou a canção "Smells Like Teen Spirit".



Fonte do texto: Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário