Eddie Vedder

Hoje seu Edward Louis Severson III está se tornando um cinquentão! (Nem parece, esse cidadão está muito bem conservado). Aqui vai um singelo post dedicado a ele.
Começou a se meter com música ao ingressar numa banda conhecida como Bad Radio; posteriormente, participou do álbum Temple Of The Dog (de autoria da banda que leva o mesmo nome). Um certo tempo após, formaria o então Mookie Blaylock; o nome precisou ser trocado pois era o mesmo de um jogador de basquete. Recebeu, assim o título de Pearl Jam, juntamente com o McCready, Gossard, Krusen e Ament. A banda, ao longo de seus anos na estrada, destacou-se com seus ideais, quase sempre polêmicos. No MTV Unplugged de 1992, Eddie trouxe à tona o posicionamento da banda frente ao aborto: escrevendo "pro choice" (pró-escolha - saiba mais) em seu braço ao som de Porch; também partiram em defesa dos fãs, movendo um processo contra a empresa Ticketmaster (espécie de "cabeça" das vendas do mercado de ingressos nos EUA), exigindo a redução dos lucros para, consequentemente, resultar em preços mais reduzidos para os ingressos em seus shows; assim como o ativismo político, promoveram uma digressão pelos EUA (na turnê de divulgação do Riot Act), a fim de promover um boicote no voto do, então presidente, Bush; sem falar nos atos de defesa a causas humanitárias, sociais e ambientais.

Um dos shows mais memoráveis (pelo menos, na minha opinião), foi o do Pinkpop, onde fez um "stage dive"; o cara simplesmente escalou por um pilar do palco e pulou na multidão (que somou mais de 60 mil pessoas).
Vedder ainda lançou um álbum solo - Ukulele Songs, de 2011 - devido a sua profunda admiração pelo instrumento conhecido como ukulele (é tipo um cavaquinho), sendo constituído por composições próprias e versões. Você pode escutá-lo aqui.
Vida longa ao Eddie!!!
Texto produzido com informações contidas em:
Nossa, Eddie Vedder... Pearl Jam... Assim eu volto no tempo!
ResponderExcluirQuanta nostalgia! Me lembro que eu tinha uns 14 anos quando conheci essa banda, e olha quanto tempo se passou...
Adoro as musicas Last Kiss e Soldier of Love.
Pois é; é ótimo ver uma banda que consegue estar em atividade há um certo tempo, e ainda assim não perdeu a essência de suas músicas.
ExcluirLast Kiss e Soldier Of Love são cativantes!