sample47
sample47

Leituras

sample47
sample47

Variedades

sample47
sample47

Música

14 janeiro 2015

[Mangá] No.6


Eu planejava ter escrito esse post anteriormente, mas minha leitura de It - A Coisa não permitiu. Sério, é um livro que prende bastante, e a narrativa é singularíssima (se bem que isso já era de se esperar de um  livro do Stephen King, não é mesmo?). Mas retomemos o assunto do post. Nessa parte do blog em que falo de mangás/animes, faço uma espécie de relato sobre aqueles que assisti e mais gostei (apenas minha humilde opinião), então esse não poderia ficar de fora.

Embora o mangá não seja BL, certas pessoas se incomodaram com o desenrolar da relação entre Shion e Nezumi. Segundo elas, a "inquietação" foi decorrente da ausência de um "aviso prévio" que apontaria o desenvolvimento de uma relação homoafetiva no enredo (pffffffffffffffffffffffffffffff). Porém, o mangá é tido como Shoujo, dada sua publicação na revista Aria (voltada a shoujo e josei), além de passar pelos gêneros Drama, Ficção Científica e Ação. A própria autora, Atsuko Asano, quando perguntada se obras como No.6 e Battery são BL, afirma que não faz distinção entre amizade e amor, optando por manter uma forma pessoal de escrever sobre esses sentimentos.

O que pode-se perceber, de fato, é que o enredo não aborda somente o relacionamento deveras sutil entre Nezumi e Shion; há toda uma reflexão frente a temáticas como a modernização desenfreada de certas cidades (e a despreocupação da população destas em relação aos danos que tal crescimento poderá acarretar às localidades vizinhas, que passam a servir como despejo de "restos") e a alienação promovida pelas autoridades da No. 6, tendo em vista limitar o consciente populacional a enxergar a situação de "vida segura, ruas limpas e organizadas" como algo concreto e inalterável, acrescida do ufanismo disseminado em todo o meio social.

Contém spoilers

Clique para ampliar
No.6 é tida como uma cidade futurística, um ambiente lindo, apontada como área de estudo de vários cientistas. Lá, existe um local exclusivo chamado Cronos (onde os estudantes mais bem sucedidos vivem) e a vida é "calma e segura". Essa era a realidade de Shion, que residia por lá com sua mãe, devido ao seu excelente desempenho acadêmico. Shion tem uma amiga chamada Safu, eles se conhecem desde que tinham dois anos. Bem, essa realidade acaba para Shion em seu aniversário de doze anos, quanto ele conhece Nezumi (classificado como um "VC" - aqueles que detém um microchip implantado; criminosos violentos).

O primeiro contato entre os dois acontece em uma noite, quando Shion abre a janela de seu quarto e dá um belo grito enquanto caía um temporal (ele estava feliz com sua admissão no curso especial de ecologia, assim como pelo seu aniversário, ora!). Até aí, tudo certo. O que ele não sabia é que Nezumi, fugitivo do campo de correção, estava nos arredores exatamente nesse momento. E como estava ferido, e sendo perseguido pela polícia, aquela janela aberta parecia ser a sua chance de sobrevivência. Foi o justamente o que ele fez.

Como um "cidadão de bem da No. 6", o que Shion deveria fazer seria entregar Nezumi para as autoridades. Mas ele não o faz. Ele ajuda o garoto, tratando de seu ferimento e oferecendo abrigo, também motivado pelo fato de o menino aparentar ter a mesma idade que a sua. No dia seguinte, Nezumi dá um chá de sumiço que persiste até quatro anos depois.

Clique para ampliar
Shion, agora com 16 anos, trabalha como gerente de um parque para custear seus gastos com a escola, após ter sua entrada revogada no instituto desencadeada pelo auxílio prestado a Nezumi anteriormente. Ele e sua mãe foram retirados de Cronos e passaram a residir na Cidade Perdida, onde ele considera que seja "o tipo de vida sem cuidados ou proteção".

Em um belo dia de sol, enquanto trabalhava, Shion e seu colega de trabalho, Yamashi, encontram um cadáver no parque. O corpo estava em estado rigorosamente acabado, porém havia sido morto há pouquíssimo tempo. A partir daí, Shion passa a questionar certos aspectos da No. 6, até que Yamashi morre em no local de trabalho e tem a aparência exata do cadáver encontrado anteriormente. Shion, assustado, nota uma abelha romper a pele do cadáver, na região da nuca. Ainda estarrecido com a situação, ele é injustamente considerado suspeito dos assassinatos e conduzido pela polícia.

Tudo parecia perdido, até Nezumi aparecer para quitar a dívida de quatro anos atrás. O garoto salva Shion e o conduz até o Distrito Oeste. É lá onde começam a planejar um fim para o mal que anda fazendo vítimas a No.6 (embora haja uma certa relutância).

Você pode ler o mangá nesse link (volume 1 completo e parte do volume dois) e ler a Light Novel nesse outro. Há um projeto voltado para a divulgação de materiais relacionados a No.6, confira aqui.
Update: 08/01/2020
Eu VIVI pra ver uma editora nacional publicar No.6, yey! Agora só me falta conseguir achar o primeiro volume do mangá, não encontro em local algum T^T

Nenhum comentário:

Postar um comentário