Tsuru


Yey!
Esse é o primeiro post do ano, então procurei trazer algo com bons fluidos. Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre o tsuru e sua simbologia, e de quebra, como fazer a ave em origami.



Tsuru é uma ave sagrada japonesa; representa a boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. A lenda afirma que o pássaro detém poderes surreais para não envelhecer, e ainda diz que se alguém chegar a fazer 1000 tsurus em origami tendo em mente um desejo, tal desejo poderá tornar-se realidade.  
Anteriormente, o origami do tsuru possuía apenas fins decorativos (era utilizado para enfeitar quartos de crianças); com o passar do tempo, começou a ser vinculado a orações, sendo ofertados em templos e acrescidos de pedidos de proteção. Atualmente, é utilizado como adorno em festividades (como o ano novo).

Abaixo, segue o tutorial do origami:

Você também pode conferir esse passo a passo:

Espero que tenha gostado!

Texto produzido com informações contidas em:

2 comentários:

  1. É uma ave muito fofa. Vivia fazendo nas aulas de matemática do fundamental! haha. Amo cultura japonesa, mas ainda não sabia que ela tinha relação com essa ave :3
    https://cronicasdagaveta.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é um pássaro muito fofinho ^-^
      Aprendi que a ave está vinculada com a cultura japonesa num trabalho da escola. Penduramos vários tsurus de origami no teto da sala; em cada um estava escrito um desejo da pessoa que o tinha feito. Ficou muito bonito.

      Excluir