sample47
sample47

Leituras

sample47
sample47

Variedades

sample47
sample47

Música

12 janeiro 2020

Meus desenhos mais recentes - pt. 2

Ilustração feita com caneta nanquim, aguada de nanquim e marcadores à base de álcool. Retrata um anjo sentado em uma lápide, sorvendo o sangue de um coração, com flores a seus pés e envolto em uma moldura.

Muito bem, agora vamos à primeira postagem "de verdade" daqui depois de quase quatro anos. Digo "de verdade" pois as quatro publicações anteriores não tratam exatamente da exposição de um conteúdo ou algo que possa informar (são mais desabafos, na verdade). Enfim.

Essas são algumas das ilustrações que finalizei ainda em 2019. Trouxe aqui as que, de alguma maneira, passaram a ter algum significado mais especial para mim, seja em termos de técnica utilizada, do momento em que foi produzida ou mesmo pela satisfação de ter concluído. Confesso que costumo deixar mais coisas inacabadas do que gostaria, então poder completar algo que gosto de fazer, por mais simples que seja, já é uma vitória. Pensei em ordená-las cronologicamente, mas receio não lembrar da datação de todas, então organizei-as pelos materiais utilizados. Aqui vão elas (clique nas imagens para ampliá-las):

Caneta nanquim


Ilustração de um anjo de joelhos.
Esse foi um dos primeiros desenhos do ano. Foi a primeira vez em que consegui desenhar asas como queria, depois de levar anos tentando. Aqui, utilizei, além das canetas nanquim, um marcador permanente para as regiões mais escuras.

Ilustração do rosto de um elfo, com cabelos cacheados e uma lua na testa.
Diferentemente do desenho anterior, que foi feito no meu sketchbook em tamanho A5, fiz esse em uma folha A4, então pude atribuir mais detalhes. Sempre fui muito cismada sobre como desenhar os cabelos dos personagens e aqui consegui sair um tanto da minha zona de conforto ao desenhar um cabelo mais cacheado.

Ilustração de um anjo preso junto a uma parede.
Nesse, consegui inserir pontilhismo - uma técnica que realmente aprendi a amar ao longo da graduação - e também comecei a me preocupar mais com cenários. Foi a primeira vez em que desenhei rosas com a maior parte do preenchimento escuro.

Ilustração feita com caneta nanquim, aguada de nanquim e marcadores à base de álcool. Retrata um anjo sentado em uma lápide, sorvendo o sangue de um coração, com flores a seus pés e envolto em uma moldura.
Acredito que esse tenha sido o desenho que mais gostei de fazer no ano passado (e talvez nos últimos tempos?). Eu normalmente não gosto muito das coisas que faço em geral, mas passei a nutrir um apreço por esse aqui. Amei como a expressão dele ficou e gostei de finalmente ter conseguido trabalhar com molduras. Levei uns 2/3 dias nesse aqui. Também foi feito em formato A4, e, além das canetas nanquim, utilizei marcadores à base de álcool para os tons de cinza claro e aguada de nanquim para as copas das árvores ao fundo. Não lembro de ter desenhado pés antes desse. Foi o único daqui feito em Canson XD

Ilustração de uma libélula morta, em pontilhismo.
Esse foi um dos desenhos presentes no meu Inktober (que acabou sendo abandonado pela metade, a exemplo do que relatei no começo do post). Fiquei muito feliz por ter conseguido usar pontilhismo na maior parte da ilustração.

Ilustração de um rapaz com crânio de corvo, detalhes em pontilhismo.
Também do inktober. Com esse, busquei desenhar o crânio de corvo em outro ângulo (pois tenho o hábito de desenhá-lo, na maioria das vezes, em vista lateral).

Ilustração de um personagem com tapa olho, acompanhado de rosas e crucifixos
Fiz esse em uma das folhas do meu caderno, como podem perceber XD Foi exatamente no período mais crítico do TCC, em que eu não tinha mais tempo pra nada além da pesquisa, então desenhar era uma raridade. Esse acabou saindo no meio de uma aula.

Ilustração de uma faixada simples de casa, feita em pontilhismo.
Também feito em folha de caderno, pelos mesmos motivos do anterior. Eu estava assistindo uma mesa redonda enquanto fiz esse. À medida que o desenhava, vinha em mente os designs de livros da Kelmscott Press (mesmo que esse não chegue nem aos pés das ilustrações utilizadas nas páginas deles XD). 

Ilustração de um personagem com os cabelos na altura dos ombros, com camisa listrada e em fundo vermelho.
Aqui foi a primeira vez em que testei lápis aquareláveis (apesar dos borrões).


Caneta esferográfica


Ilustração realista de uma maçã, feita em caneta esferográfica.
Esse foi um dos exercícios da disciplina de Laboratório de Desenho. Desde o início da graduação, sempre relutei em me matricular nas disciplinas de desenho, dada a minha preguiça de desenhar (sendo bem honesta aqui), mas, por alguma razão do universo, resolvi pagar essa cadeira semestre passado e foi uma das melhores coisas que eu poderia ter feito por mim no ano. Apesar da insegurança no início, poder testar diferentes técnicas e ir descobrindo um pouco mais sobre o que gosto e não gosto de trabalhar na ilustração me fez evoluir bastante e, principalmente, me deixou feliz. Deu uma saudadinha das aulas nas tardes de quinta-feira.


Grafite


Ilustração do rosto de um rapaz com cabelos até os ombros, acompanhado de rosas.
Esse foi feito no intervalo de uma aula de Laboratório de Desenho, numa folha à parte. Estava com saudades de desenhar bishounens (foi uma das semanas tomadas pela correria do TCC) e decidi que precisava fazer um ali mesmo XD


Digital


Ilustração digital de um rapaz com cabelos longos e camiseta listrada.
Pois é, agora vejo que o ano passado foi realmente o período em que pude explorar mais técnicas de desenho ao longo da minha vida toda. Finalmente consegui comprar uma mesa digitalizadora e esse foi um dos primeiros que fiz nela. Embora não tenha gostado nada da luz e da sombra dos cabelos, gostei bastante da coloração da pele, sobretudo no rosto. Esse desenho me faz lembrar que eu deveria treinar mais no digital XD

Esses foram os desenhos que, de alguma forma, carregam um pouco da trajetória do ano passado. Caso queira ver mais alguns, coloquei as principais ilustrações que fiz, no período de abril a dezembro, no meu portfólio. Clique aqui (ou no link presente no menu ali acima) se quiser conferir.

Até mais!

2 comentários: